Indústria 4.0

Por @iojoaomarcos
A tecnologia vem mudando drasticamente o cotidiano das pessoas desde a forma em que se comunicam ou compram até a forma em que trabalham. A datar da Primeira Revolução Industrial, essa ultima vem sofrendo diversas alterações devido a implantação e desenvolvimento tecnológico no meio industrial, como máquinas a vapor, uso de eletricidade, química e, como aplicado no final do século passado, os computadores e a robótica. Na quarta onda das revoluções que se iniciou na primeira metade da década de 2010, as empresas avançam para a Indústria Digital.

            Também chamada de Indústria 4.0, essa revolução introduziu a Internet das Coisas que fez o uso de sensores nos mais diversos tipos de equipamentos industriais para geração de dados e também inserção de robôs inteligentes para automação. Esses dados podem ser integrados com toda a fábrica afim de que se façam melhores e mais rápidas tomadas de decisões, normalmente facilitadas por recursos de nuvem como processamento de Big Data.

            Apesar de colaborar na tomada de decisões e agilizar a produção, esse modelo industrial traz consigo pontos críticos como possível aumento de desemprego – visto que uma vez que a fábrica se torna mais independente por si, trabalhadores de funções mais simples podem vir a não serem mais necessários. Outro ponto a ser adicionado é que em consequência aos dados estarem na nuvem – na internet –  existe a possibilidade de incidência de ataques de hackers aos servidores.

            Ponderando o que foi introduzido, a Indústria Digital ou 4.0 com sua inserção da tecnologia como principal ferramenta, fará muitas mudanças nos âmbitos sociais e industriais nas próximas décadas. Profissões certamente serão extintas, como aconteceram previamente nas revoluções anteriores, mas o contrário também é verdade. E mesmo que nenhum sistema computacional esteja 100% livre de falhas de segurança, a agilização e progresso que as empresas podem vir a conquistar podem muito bem cobrir a misera possibilidade de acontecer algo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Construindo um elevador com o Arduino

Computing heater: uso de computadores para aquecimento sustentável de salas e escritórios